Emiliano García TangoTRIO – na I Mostra de Música Iberoamericana de Belo Horizonte

Emiliano Garcia TangoTRIO

Emiliano Garcia TangoTRIO

No próximo domingo 22 de novembro o Emiliano García TangoTRIO se apresentará na I Mostra de Música Iberoamericana de Belo Horizonte a ser realizada no Teatro Isabela Hendrix (Rua da Bahia , 2020. Lourdes  – BH – MG – Brasil – Telefone: 3244 7219) às 20:30 h.Movie A Dog’s Purpose (2017)

Formado por Emiliano García Bolla em clarinete e saxofone, Daniel Mariano em violão e Javier Galindo em recidado.

O trio surgiu a partir de uma pesquisa iniciada por Emiliano Garcia no final de 2008 sobre as relações entre o tango rio-platense e o samba de finais do século XIX e começo do século XX.

“Ao abordar inicialmente o tango rio-platense da “guardia vieja” (velha guarda), deparei com a necessidade de conhecer melhor a interpretação musical do estilo.”

Assim surgiu a ideia de um grupo de música instrumental que interpreta a maioria das obras no clarinete, acompanhado pelo violão (Daniel Mariano) – estes são dois dos instrumentos mais usados no estilo antes da entrada do bandoneon (década de 1910) na cena do tango.

A maior parte das composições eram instrumentais e foram ganhando letra posteriormente. Elas aparecem no projeto, recitadas por Javier Galindo, para colaborar na ambientação, pois os trechos selecionados tratam de questões do universo desse tango mais primitivo. Tango que é sensívelmente diferente ao tango-canção ou outras formas posteriores.

Com experiência internacional, Emiliano Garcia está radicado em Belo Horizonte desde 2004, onde participa ativamente da cena musical.

No repertório aparecem músicas como “El Choclo”, “La Cumparsita”, “El Sargento Cabral”, “El Esquinazo”, “Sacáme una película, gordito!”, “El Clavo”, etc.