Trio mostra o tango rio-platense na série Quarta Cultural, do Conservatório da UFMG

tango-thumb

A série de concertos didáticos Quarta Cultural, do Conservatório UFMG, apresenta nesta quarta-feira, dia 20 (de maio de 2009), o Emiliano Garcia Tango Trio, formado pelos uruguaios Emiliano Garcia (saxofone e clarineta) e Javier Galindo (recitação), além do violonista belo-horizontino Daniel Mariano.

O trio surgiu a partir de uma pesquisa iniciada por Emiliano Garcia no final de 2008 sobre as relações entre o tango rio-platense e o samba de finais do século 19 e começo do século 20. “Ao abordar inicialmente o tango rio-platense da “guardia vieja” (velha guarda), deparei com a necessidade de conhecer melhor a interpretação musical do estilo”, explica Garcia. Assim surgiu a ideia de um grupo de música instrumental que interpreta a maioria das obras no clarinete, acompanhado pelo violão (Daniel Mariano) – estes são dois dos instrumentos mais usados no estilo antes da entrada do bandoneón (década de 1910) na cena do tango.

A participação de Javier Galindo se deve ao fato de que, apesar da maioria das músicas do período ser instrumental, muitas delas ganharam letra posteriormente. “Elas aparecem no projeto para colaborar na ambientação, pois os trechos escolhidos tratam de questões do universo desse tango que é um pouco diferente do que surge com o tango-canção e dos posteriores estilos de tango.

Com experiência internacional, Emiliano Garcia está radicado em Belo Horizonte desde 2004, onde participa ativamente da cena musical. É aluno da Escola de Música da UFMG, onde estuda com o renomado saxofonista Dilson Florêncio.

O projeto Quarta Cultural acontece todas as quartas-feiras, às 12h30, com entrada franca, na Praça Coberta do Conservatório UFMG (rua Guajajaras, 100).

Programa
O programa que o trio apresentará na série Quarta Cultural inclui La cumparsita (Gerardo Matos Rodríguez), Armenonville (Juan “Pacho” Maglio), El cachafaz (Manuel Aroztegui), Sacáme una película, gordito! (Angel G. Villoldo), El apache argentino (Manuel Aroztegui), El porteñito (Angel G. Villoldo), El clavo (Dafne Zenón Rolón), La morocha (Enrique Saborido), El esquinazo (Angel G. Villoldo), El Sargento Cabral (Manuel O. Campoamor), La cara de la luna (Manuel O. Campoamor), Rodríguez Peña (Vicente Greco), Mi noche triste (Samuel Castriota) e El choclo (Angel G. Villoldo).

Outras informações pelo telefone (31) 3409-8300.

(Com assessoria de comunicação do Conservatório UFMG)

 

MATERIA EXTRAIDA DE: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011926.shtml